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Porquê SDL?

Uma das maiores dificuldades encontradas por desenvolvedores de jogos é tornar seu trabalho compatível com centenas de milhares de especificações de hardwares existentes no mercado. Como a idéia desse livro é a de ensinar as pessoas a programarem jogos e não programar o hardware resolvi usar uma biblioteca de funções que nos facilitasse esse trabalho. Como escolhi C para escrever os exemplos desse livro, nada mais óbvio que usar uma biblioteca que pudesse ser usada em C. Aí cheguei num impasse: qual o padrão de mercado? DirectX! Mas aí eu pensei: DirectX só roda em plataformas Wintel. DirectX não possui os códigos fontes para que os leitores mais `fuçadores' pudessem debulhar. Entre outras coisas que um software proprietário nos privaria.

Já tinha usado SDL para desenvolver um joguinho meu. Ela é rápida, tem os códigos fontes para serem estudados, roda em diversos sistemas operacionais (inclusive Windows) e é grátis (na verdade é livre, e não grátis).



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Osvaldo Santana Neto 2001-08-27